terça-feira, 30 de março de 2010

Goju-Ryu

Goju-Ryu (剛柔流 gōjū ryū em japonês) é uma escola de karatê originária de Okinawa. É um estilo que mescla formas "rígidas, duras" (Go) com formas "suaves" (Ju), criado por Chojun Miyagi, aluno do mestre Kanryo Higaonna, maior autoridade do Naha Te em Okinawa. Mestre Miyagi após passar 4 anos na China, onde treinou os estilos Pa Kua Chang e Shaolin Chuan, voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do Yin Yang (as energias negativa e positiva que regem o universo), ele uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do Naha-Te, criando o Goju-ryu - A Escola do Rígido e Flexivel. O significado de Goju-Ryu: GO = RÍGIDO / JU = FLEXÍVEL / RYU= ESTILO

Características do estilo:

O Goju-ryu é o estilo de Karate que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina como agir: se com energia ou brandura, rapidez ou suavidade. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluída e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente. O Goju-ryu caracteriza-se também por movimentos circulares.


O Karate Goju-Ryu, envolve o seguinte aprendizado:


Katas e Bunkais:


Taikyoku Jodan Dai Ichi 
Taikyoku Jodan Dai Ni
Taikyoku Chudan Dai Ichi
Taikyoku Chudan Dai Ni
Taikyoku Gedan Dai Ichi
Taikyoku Gedan Dai Ni
Taikyoku Kake Uke Dai Ichi
Taikyoku Kake Uke Dai Ni
Taikyoku Mawashi Uke Dai Ichi
Taikyoku Mawashi Uke Dai Ni
Gekisai Dai Ichi
Gekisai Dai Ni
Saifa
Seyunchin
Sanchin
Tensho
Sanseru
Seisan
Seipai
Shisochin
Kururunfa
Suparinpei
Genkaku
Chikaku


Kihons:


Kihon Ido Ichi
Kihon Ido Ni
Kihon Oyo Ido


 Kumite:


Yakusoku Kumite
Nekoachi kumite
Motodachi nanaron kumite
Henkodachi kumite
Ypoido kumite
Okuio kumite
Sen no sen
Go no sen
Tai no sen
Shiai kumite
Jyu kumite
Hapo kumite


Tameshiware.

Oss...

OSS (cuja a transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caracter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracter "shinobu" significa literalmente "suportar".


A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para um karateka, OSS é a palavra  mais importante.

A palavra OSS implica pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate. Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito de OSS".



OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Karate, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as intruções foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.



Sua aplicação, na maioria dos caso é a segunte: 01- Ao chegar e ao sai do Dojo: O karateca ao chegar na entrada do dojo assume a posição de cumprimento em pé (Ritsurei), pronuncia vigorosamente a palavra "OSS!", para avisar ao Sensei(instrutor chefe ou o presente), aos Senpai(mais graduados ou mais antigos)e Kohai (menos graduados ou menos antigos) de sua chegada ou saida, quando o dojo estiver vazio o karateca o faz em respeito ao dojo e ao Mestre (tratando-se de Saudação Simbólica). 2- Quando do encontro com outro colega karatê: A saudação "OSS!" é a que deve chegar primeiro, de maneira vigorosa e com vivacidade, partindo sempre do Kohai(menos graduados ou menos antigos) para o Senpai(mais graduados ou mais antigos), o aperto de mãos que vem em seguida já se procede de maneira contrária, sendo assim, do Senpai para o Kohai, claro, o Sempai não se negara a apertar a mão do Kohai caso o mesmo venha e estender a mão primeiro.



Obs. A saudação "OSS!" é impessoal, independe do grau de simpatía entres os karatecas, quando um deles se nega, por qualquer motivo, a responder a saudação o mesmo esta sujeito as sansões diciplinares prevista no regimento interno de sua academia, por não condizer essa atitude com a filosofia do KARATÊ-DO, seja qual estilo for…

Niju Kun

O Niju Kun é a síntese do pensamento do Mestre Gichin Funakoshi sobre como deve ser o espírito do praticante de karate. São vinte preceitos que tem como intuito dar subsídios em torno da prática do karate no dia a dia, servindo também como um guia para o autoconhecimento.




1. O karate começa e termina com saudação (rei);
2. No karate não existe atitude ofensiva;
3. O karate é um assistente da justiça;
4. Antes de julgar os demais, procure conhecer a si mesmo;
5. O espírito é mais importante do que a técnica;
6. Evitar o descontrole do equilíbrio mental;
7. Os infortúnios são causados pela negligência;
8. O karate não deve se restringir ao dojo;
9. O aprendizado do karate deve ser perseguido durante toda a vida;
10. O karate dará frutos quando associado à vida cotidiana;
11. O karate é como água quente. Se não receber calor constantemente esfria;
12. Não alimentar a idéia de vencer, pense em não ser vencido;
13. Adaptar sua atitude conforme for o adversário;
14. A luta depende do manejo dos pontos fracos (kyo) e fortes (jitsu);
15. Imagine que os membros dos adversários são como espadas;
16. Para o homem que sai do seu portão, há milhões de adversários;
17. No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais;
18. A prática de fundamentos deve ser correta, porém sua aplicação é diferente;
19. Não esqueça de aplicar: (1) alta e baixa intensidade de força, (2) expansão e contração corporal e (3) técnicas lentas e rápidas;
20. Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre

quarta-feira, 3 de março de 2010

Condor Karate-Do Internacional "Japão"

A Condor Internacional se faz presente atravéz do Kioshi Silvio Penna 7° Dan com sua primeira turma de faixas amarela, em nosso Dojo na cidade de Makinohara-shi
Presente também com pequena turma mirim na cidade de Kikugawa-Shi.
Kioshi Silvio Penna e sua esposa Priscila Penna campeões no campeonato na cidade de Iwata-Shi no estado de Shizuoka-Ken.

Foto com o Kantyo Kamogawa e diretores do Seigo  Hombu  Dojo.